
A Fertilização In Vitro ou FIV é um método que foi desenvolvido para tratar casais com algum tipo de infertilidade.
Durante o procedimento da Fertilização In Vitro é feita a aspiração de vários óvulos do ovário que são fertilizados, em laboratório, com o esperma do parceiro e transferência do embrião.
Casos onde é indicado a Fertilização In Vitro:
- Infertilidade por lesão tubária
- Endometriose
- Distúrbio de esperma
- Infertilidade sem causa aparente.
Índice de sucesso da Fertilização In Vitro
O tratamento da Fertilização In Vitro vem sendo efetivo em 35 a 50% mas pode chegar a 60% ou mais dependendo da idade da paciente e/ou qualidade embrionária.
Processo de fertilização in vitro completo
1º Passo | Indução de Ovulação
1º ao 6º dia – Tratamento a base de medicamentos para estimular o desenvolvimento de vários óvulos até o amadurecimento. Os hormônios são aplicados de 8 a 14 dias. Sua função é aumentar a produção de óvulos no mesmo ciclo menstrual ao invés de apenas um. Geralmente alguns óvulos não atingem uma qualidade esperada e por isso a Fertilização In Vitro requer vários óvulos para aumentar as chances de gravidez.
2º Passo | Monitoramento dos Óvulos
7º ao 13º dia – Controle ovulatório seriado – Esse processo o médico utiliza a Ultrassonografia ou exame de sangue para medir o crescimento dos folículos, individualizar as doses dos medicamentos e determinar quando os óvulos estarão prontos para a retirada.
3º Passo | Aspiração dos Óvulos
14º dia – Coleta dos óvulos, geralmente sob anestesia local e/ou sedação levando entre 10 a 20 minutos, guiada por ultrassonografia transvaginal;
Com uma agulha fina acoplada ao aparelho de ultrassom introduzida na vagina chegando até os ovários, penetrando os folículos para a punção.
4º Passo | Coleta de Sêmen
14º dia – Amostra de esperma é colhida no momento da coleta dos óvulos. Realiza-se uma seleção dos espermatozóides, os mais ativos são separados e adicionados a um meio de cultivo junto com os óvulos na incubadora.
5º Passo | Fertilização na Incubadora
15º e 16º dia – Óvulos e espermatozóides estão juntos na incubadora, são preparados e mantidos juntos em cultura durante alguns dias, favorecendo a fertilização de maneira espontânea, o produto dessa união passa a chamar-se embrião.
6º Passo | Transferência do Embrião
17º dia – Geralmente é realizada de três a cinco dias após a fertilização, os embriões excedentes são geralmente congelados.
Ficou com alguma dúvida sobre Fertilização In Vitro? entre em contato, teremos enorme prazer em ajudá-la(o).